Curso Presencial

Piloto Privado Avião Teórico Presencial


275 Hrs
1
Por que realizar este curso?
O ALUNO ESTARÁ APTO A PILOTAR AERONAVES MONOMOTORAS EM CONDIÇÕES VISUAIS

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem a duração de 6 meses. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.

EXPERIÊNCIA:

O Curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.

VOCÊ PODE:

Pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará em torno de 10 horas de voo solo, inclusive navegações.

PRÓXIMA ETAPA:

Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial, e assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.

PRÉ-REQUISITOS (TEÓRICO):
MATÉRIAS:
  • A Aviação Civil;
  • Combate ao fogo em aeronave;
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
  • Medicina de Aviação;
  • Meteorologia;
  • Navegação;
  • Palestra “O piloto privado – avião”;
  • Regulamentação da Aviação Civil;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo;
  • Segurança de voo;
  • Teoria de voo.
TREINAMENTO PRÁTICO (CURSO DE PILOTO PRIVADO):

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso Prático pode ser realizado em até 60 dias. No final o aluno se submeterá a um voo de cheque com o Examinador Credenciado do Aeroclube para a obtenção da licença de Piloto Privado de Avião que será emitida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a conduzir aeronaves monomotoras VFR. O curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.

OBJETIVO:

Poderá pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará 44 horas de voo, inclusive navegações. Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.

PRÉ-REQUISITOS (PRÁTICO):
  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe
  • Ser portador do CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos) de PPA
TREINAMENTO:

A carga horária para a prática de voo será de 44 horas de voo (não incluindo o cheque), obedecendo às seguintes fases:

  • 01 hora de Adaptação (AD)
  • 19 horas de Pré-Solo (PS)
  • 07 horas de Aperfeiçoamento (AP)
  • 10 horas de Navegação (NV)
  • 03 horas de Noturno (NT)
  • 01 hora de Pre-cheque (endosso)
  • Avaliação final de curso – minimo de 1.5 horas / máximo de 03 horas (não incluso na carga horaria do treinamento)
Novo sistema de cursos é adotado pelo Aeroclube de Juiz de Fora

Uma nova dinâmica de estudos nos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo de Avião será implantada pelo Aeroclube de Juiz de Fora, assim que houver o retorno de suas atividades normais. A nova modalidade de estudos foi aperfeiçoada pela diretoria da instituição, em parceria com o grupo SENAI de Juiz de Fora, para beneficiar os alunos quanto à agilidade das aulas práticas e o aperfeiçoamento dos cursos.

Confira abaixo os esclarecimentos sobre os cursos de PPA, PCA e INVA do Aeroclube de Juiz de Fora.

Como será a matrícula do aluno no Aeroclube?

O aluno se matriculará no curso de Piloto Privado Avião no Aeroclube, no modelo de internato, e irá fazer parte de uma turma. As turmas serão mensais, e cada grupo será formado, somente, por 12 alunos. O curso terá duração de 30 dias.

Qual aluno tem direito a alojamento gratuito?

Todo aluno que se matricular no Aeroclube, no formato internato, e não ser de Juiz de Fora, terá direito a alojamento gratuito na instituição.

Quantas aeronaves serão utilizadas em cada turma de Piloto Privado?

Para cada turma, serão disponibilizadas 4 aeronaves; sendo, no máximo, 3 alunos para cada avião. O que possibilitará, ao aluno, voar até 2 horas por dia, ou 2 missões por dia.

Considerando esse ritmo de aulas práticas, o aluno irá receber a escala de voo projetada para ele de todo o treinamento no início do seu curso. Não se pretende extrapolar 30 dias de treinamento, salvo condições meteorológicas desfavoráveis para voo. Em 30 dias que forem possíveis de realizar as operações de voo, o aluno terá completado toda a carga horária de seu curso. Portanto, o aluno chegará ao aeroclube, passará o período de 30 dias na instituição, e terá projetada toda sua escala de voo com horário de treinamento. Todo seu desenvolvimento se dará nesse período.

E para os alunos que não poderem realizar o curso de forma internato, mantendo-se 30 dias no Aeroclube de forma ininterrupta?

Para os alunos que não poderem ficar em condição de internato, o Aeroclube de Juiz de Fora irá disponibilizar uma aeronave, a mesma que será a aeronave reserva dos 4 aviões que irão atender os alunos do formato internato. Essa aeronave só será utilizada pelos alunos do curso contínuo quando todos os 4 aviões, disponibilizados a eles, estiverem em manutenção.

Os alunos que não podem se manter no Aeroclube por 30 dias são aqueles que podem ir à instituição, geralmente, aos finais de semana, ou durante uma semana ou somente um fim de semana entre outros casos específicos. Para esse tipo de aluno, quando ele fechar com o aeroclube o contrato de treinamento, ele deve informar quais são as datas que tem disponibilidade para que sua escala seja criada.

E se o aluno do curso de Piloto Privado não conseguir terminar o curso em 30 dias? O que ele pode fazer?

Para o aluno que não terminar o curso de Piloto Privado em 30 dias, o prazo estabelecido no contrato para que finalize o treinamento completo são de 180 dias. Portanto, dentro desse período, ele precisa, por obrigação, finalizar as horas de voo para treinamento de Piloto Privado. Não sendo possível finalizar o curso em 30 dias, o aluno é automaticamente realocado para a turma seguinte para finalizar suas horas. Caso ele não possa ficar no Aeroclube, será combinado então qual o período que ele pode, sendo alocado para uma turma posterior.

Quais aeronaves serão utilizadas no curso de Piloto Privado?

As aeronaves que serão utilizadas para o curso de PP são: Cessna 150 e Cessna 152 - para aqueles que desejam realizar o modelo triciclo. E Paulistinha e AeroBoero para aqueles que desejam treinar na modalidade convencional.

Voo de Exame (Cheque):

O orçamento apresentado não contempla o Voo de Exame do aluno (cheque), que deverá ser realizado ao término do treinamento com o examinador credenciado da Anac e/ou do Aeroclube. Este voo não é contado como treinamento e não está incluso na carga horaria do curso de PPA ou PCA (tanto para a habilitação MNTE IFR quanto para MLTE IFR).

Após o aluno ter concluído com proficiência todas as missões do curso prático no qual esteja matriculado, será encaminhado para o Voo de Exame do aluno (cheque) de PPA ou PCA, pelo último instrutor que tenha realizado o voo e realizado seu endosso para o Voo de Exame do aluno (cheque).

O Examinador do Aeroclube e/ou Anac, poderá realizar o Voo de Exame do aluno (cheque) com no mínimo de 1.5 horas (uma hora e trinta minutos) e no máximo de 3 (três) horas de voo, para determinar a proficiência e sua aprovação ou não no Voo de Exame do aluno (cheque).

O valor desta hora de voo (1.5h / 3h) será cobrada do aluno proporcionalmente após o término do voo independente de seu resultado, e de acordo com o modelo da aeronave utilizada, portanto vale ressaltar que o Aeroclube de Juiz de Fora, nos orçamentos enviados, oferta apenas a carga horária miníma de treinamento para as habilitações de PPA, PCA, MNTE IFR ou MLTE IFR, devendo o aluno após a conclusão do curso prático no qual se matriculou, e após realizar o seu Voo de Exame do aluno (cheque), realizar o pagamento proporcional desta hora junto ao Aeroclube de Juiz de Fora, independente do resultado obtido.

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Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem a duração de 6 meses. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.

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