Curso Presencial

Instrutor de Voo Avião Prático


27 Hrs
3
Por que realizar este curso?
INSTRUTOR DE VOO DE AVIÃO

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial.

Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.

EXPERIÊNCIA:

Para se tornar um Instrutor de Voo, você deve ter concluído o curso de Piloto Comercial prático.

VOCÊ PODE:

Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.

PRÓXIMA ETAPA:

Avançar em sua carreira profissional, fazendo preparatórios para especialidades como Piloto de Linha Aérea.

PRÉ-REQUISITOS (TEÓRICO):
  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador da licença de Piloto Comercial 
MATÉRIAS:
  • Relações Interpessoais;
  • Recursos Áudio Visuais;
  • Instrutor e a Comunicação;
  • Fichas de Voo;
  • Briefing e Debriefing;
  • Medicina Aeroespacial;
  • Direitos Aeronáuticos;
  • Segurança de Voo;
  • Sistema de Aviação Civil;
  • Processo Ensino – Aprendizagem.
TREINAMENTO PRÁTICO:

Está dividido em 27 horas (com voo de avaliação incluso), sendo:

  • 05 horas de adaptação (caso não tenha experiência na aeronave escolhida);
  • 16 horas de preparação do Instrutor;
  • 05 horas de navegação;
  • 1 hora de voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC
Novo sistema de cursos é adotado pelo Aeroclube de Juiz de Fora

Uma nova dinâmica de estudos nos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo de Avião será implantada pelo Aeroclube de Juiz de Fora, a nova modalidade de estudos foi aperfeiçoada pela diretoria da instituição, em parceria com o grupo SENAI de Juiz de Fora, para beneficiar os alunos quanto à agilidade das aulas práticas e o aperfeiçoamento dos cursos.

Como será o curso de Instrutor de Voo?

O curso de Instrutor de voo tem carga horária de 27 horas. O aluno tem uma expectativa de finalização, dentro desse novo modelo que passa a ser aplicado pelo Aeroclube, de 30 dias.

Quais aeronaves serão utilizadas no curso de Instrutor de Voo?

Para o curso de Instrutor de Voo, são utilizadas preferencialmente as aeronaves convencionais, como AeroBoero e Paulistinha, para melhorar a destreza do aluno, porem caso o mesmo nao seja familiarizado com a operação de aeronaves convencionais, o curso passa a ser ministrado nas aeronaves Cessna 150 ou 152.

E se o aluno de Instrutor de Voo não conseguir concluir o curso em 30 dias?

Se o aluno de Instrutor de Voo, não puder concluir o curso dentro de 30 dias, ele segue a mesma situação do curso de Piloto Privado e Piloto Comercial. O aluno será realocado na turma subsequente, se ele puder ficar. Caso ele não possa, ele será realocado em uma turma posterior e terá que ser criado um acordo com disponibilidade entre o aeroclube e o aluno para ele poder concluir o curso. Vale lembrar que, para o curso de Instrutor de Voo tem a validade de horas de voo de 90 dias no máximo para cheque, e a validade do contrato com o aeroclube é de 180 dias para conclusão.

O prazo pode diminuir ou aumentar, dependendo das condições do período e de aprendizado do aluno.

Prazos de conclusão, menores dos que comentados acima, podem existir, porem demandam que certos fatores contribuam para que este objetivo seja alcançado. O Aeroclube de Juiz de Fora, sempre prezará pela qualidade da instrução ministrada e pela segurança da operação e nunca pela velocidade em ministrar os cursos.

Voo de Exame (Cheque):

O Voo de Exame do aluno (cheque), deverá ser realizado ao término do treinamento com o examinador credenciado da Anac e/ou do Aeroclube. Este voo não é contado como treinamento e não está incluso na carga horaria dos cursos de Piloto Privado ou Piloto Comercial (tanto para a habilitação MNTE IFR quanto para MLTE IFR).

Após o aluno ter concluído com proficiência todas as missões do curso prático no qual esteja matriculado, será encaminhado para o Voo de Exame (cheque) de Piloto Privado ou Piloto Comercial, pelo último instrutor que tenha realizado o voo e seu endosso para o Voo de Exame do aluno (cheque).

O Examinador do Aeroclube e/ou Anac, poderá realizar o Voo de Exame do aluno (cheque) com no mínimo de 1.5 horas (uma hora e trinta minutos) e no máximo de 3 (três) horas de voo, para determinar a proficiência e sua aprovação ou não no Voo de Exame do aluno (cheque).

O valor desta hora de voo (1.5h / 3h) será cobrada do aluno proporcionalmente após o término do voo independente de seu resultado, e de acordo com o modelo da aeronave utilizada, portanto vale ressaltar que o Aeroclube de Juiz de Fora, nos orçamentos enviados, oferta apenas a carga horária mínima de treinamento para as licenças de Piloto Privado, Piloto Comercial, com habilitações MNTE IFR ou MLTE IFR, devendo o aluno após a conclusão do curso prático no qual se matriculou, realizar o seu Voo de Exame (cheque), fazendo o pagamento proporcional desta hora junto ao Aeroclube de Juiz de Fora, independente do resultado obtido.

O que você vai aprender?
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.
Tenho interesse e quero reservar/receber informações


O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

https://acjf.eadcontrol.com.br/admin